Buscar

8 de junho de 2017

Junho: mês dos apaixonados.


Por que nos apaixonamos?

Para garantir a sobrevivência da espécie?
Para garantir a proteção da cria?
Ou porque é danado de bom?





Como é um ataque de paixão?

       Subitamente, até a mais controlada das criaturas apresenta alterações do comportamento:
palpitações, vertigem, agitação, distração, sudorese, insegurança, necessidade de controlar a pessoa amada, noites em claro, pensamentos contraditórios, dias sem comer direito, minutos que parecem séculos, enquanto espera este ser insubstituível, sem quem você tem a certeza de que não sobreviverá.

Por outro lado, quando isso acontece, é a época da maior beleza da pele, dos cabelos, do brilho dos olhos, da animação e da alegria.

E emagrece!




A paixão dura em média de 18 a 30 meses, porque o organismo não aguentaria continuar por mais tempo nessa loucura que consome homens e mulheres, sem isenção de faixa etária.

Depois desse tempo, vão se normalizando os níveis de serotonina nas estruturas cerebrais e, a partir do momento em que a ligação afetiva se consolida, o cérebro dos apaixonados começa a desenvolver um processo bioquímico destinado a fortalecer essa conexão, para torná-la mais duradoura e firme, que é o amor.



Diversos fatores, mais do que um rosto bonito, um corpo sarado ou uma boa conversa, vão provocar o interesse sexual.
O homem e a mulher, sem o saberem, serão estimulados bioquimicamente por outros fatores.
É a famosa “química”.

1. O cheiro
       É particular de cada pessoa. Um conjunto de moléculas exaladas pela pele, chamadas feromônios, que podem despertar reações de atração ou de rejeição.



2. A voz
       Achar a voz atraente, mesmo antes de  conhecer a pessoa, é um indício de que provavelmente ela terá características físicas consideradas sexualmente atrativas para quem a escuta.



3. O beijo
       É um carinho íntimo, e o desejo dele é acionado como uma das manifestações da atração sexual entre dois parceiros. Representa mais ainda uma forma de medir a compatibilidade sensorial: gosto, cheiro, calor, contato físico.



4.   A expectativa de prazer

       Na sedução, no namoro, nas preliminares do ato sexual. Tem importância fundamental para preparar os homens e as mulheres para um ato físico, que se processa inicialmente no cérebro, na fantasia, no devaneio e na poesia. Só assim, oferecerá realização: relaxamento muscular, liberação hormonal, plena satisfação emocional e possibilidade de concepção.

 

Mantenho abertas as questões iniciais deste texto, por acreditar que faz parte das escolhas e das atitudes de cada um o caminho da saúde e da plenitude amorosa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.