Buscar

2 de janeiro de 2018



Primeira postagem de 2018, bem levinha, mas interessante, desejando a vocês leveza e saúde. 
Retornarei ao consultório no próximo dia 08. 


O LADO BOM DOS MAUS HÁBITOS

        Nem todos os nossos hábitos têm aprovação social geral. Alguns são mesmo considerados bem estranhos.
Porém, para surpresa de muitos, alguns desses hábitos podem ter efeitos benéficos para o nosso organismo.

CONFIRA!
1. Movimentos repetitivos ou inquietos
 Quando agitamos nervosamente uma caneta, movemos as pernas sem parar, brincamos com as mãos, ou batucamos no teclado sem objetivo:
- Pode ser que nosso cérebro esteja tentando aumentar sua concentração e/ou pôr-se em estado de alerta.


2. Bocejos reiterados
Por vezes incontroláveis, por mais que se tente contê-los. Podem ser contagiantes.
- Pode ser que o nosso cérebro solicite maior concentração de oxigênio que lhe será fornecido mais rapidamente pelos bocejos


3. Sonhar acordado
 Devanear, abstrair-se momentaneamente da realidade e perder-se nos pensamentos.
- Pode ser  uma estratégia empregada para solucionar problemas, deixando que a realidade se disperse e o cérebro processe e resolva questões que nos preocupam.
Assim também ocorre quando realizamos uma tarefa que não requer muito raciocínio e permite que os pensamentos vagueiem por nossa mente.
Muitas ideias novas e soluções criativas podem surgir.



4. Fofocar
Um trabalho, com universitários americanos, concluiu que 20 minutos de fofocas com amigos pode reduzir a tensão e a ansiedade, melhorando o humor da pessoa pelas próximas 4 horas.
- Pode ser um relaxamento mental, quando estas não são maldosas nem ofensivas, constituindo uma boa forma de criar e fortalecer vínculos entre as pessoas.


5. Ser desorganizado
Um grupo de estudantes de arte foi dividido em dormitórios organizados e desorganizados. Aqueles que estavam em ambientes bagunçados produziram desenhos e pinturas mais criativas.
- Pode ser que um grau leve de caos na nossa vida  ajude a estimular a criatividade e imaginação. Em excesso, pode bloquear a produtividade.



6. Dormir até mais tarde
 Há estudos apontando para a possibilidade de, se a pessoa força um despertar antes de completar o sua necessidade de sono, isso possa aumentar o risco de desenvolver doenças metabólicas e/ou cardiovasculares.
- Pode ser danoso para a saúde por várias razões, quando esse comportamento é repetido forçosamente. O melhor é deitar-se quando vem o cansaço e deixar que o corpo acorde por si mesmo, respeitando-se  o ritmo circadiano e metabólico.



7. Xingar
Assegure-se, apenas, de expressar sua raiva de maneira saudável e sem agredir outras pessoas.
- Pode ser  que expressar desagrado e raiva em pequenas doses ajude a reduzir a tensão, o que é mais saudável do que acumular a ira no nosso interior.  


8. Redes sociais
Atualmente jovens e adultos -  vivem ligados aos seus telefones para ficarem conectados, em qualquer momento e em qualquer lugar, a redes sociais ou aplicativos.
- Pode ser que o uso moderado das redes sociais amplie o círculo social da pessoa, crie um sentido de pertencer a uma comunidade, melhore sua autoestima e a capacidade comunicativa, entre outras coisas.



Atenção:

como em tudo, os excessos são
 prejudiciais, em qualquer idade 
ou cultura.


Colaborou Regina Faria
Texto final  da blogueira.




https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.