Buscar

Fala quem sabe


FALA QUEM SABE



Esta página se destina a 
NOTÍCIAS IMPORTANTES E ÚTEIS. 

Colaborações são muito bem-vindas.
Envie pelo email elimarjacobsalzer@gmail.com



###############

Fala - Dr. Antônio Aguiar, em seu facebook.

Desafios no Tratamento da Obesidade

A epidemia global de obesidade é um grave problema de saúde pública que está em expansão, e causa mais mortes do que a desnutrição em todo o mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), globalmente, o número de obesos no mundo dobrou de 1980 a 2008 e, hoje, há mais pessoas obesas do que abaixo do peso – isso ocorre em todas as regiões, exceto em partes da África subsaariana e da Ásia.

Situação global

Segundo um importante estudo recentemente publicado no periódico New England Journal of Medicine, feito por um grupo de pesquisadores de várias nacionalidades (The GBD 2015 Obesity Collaborators) que analisaram dados de 195 países, a prevalência da obesidade mais que dobrou em todo o mundo desde 1980. 
Os problemas de saúde resultantes do excesso de peso agora atingem mais de dois bilhões de pessoas.

Entre os 20 países mais populosos, o maior nível de obesidade adulta foi observado no Egito (35,3%) e o maior nível de obesidade infantil foi nos Estados Unidos (12,7%). 

No Brasil e em outros países em desenvolvimento, como a Indonésia, a obesidade em adultos jovens aumentou cerca de três vezes. 

Os pesquisadores demonstraram que em 2015 o índice de massa corporal (IMC) elevado contribuiu para cerca de quatro milhões de mortes.

Além disso, mais de 50% das pessoas obesas no mundo vivem em 10 países ( citados na ordem de acordo com a quantidade de pessoas obesas, do maior para o menor): EUA, China, Índia, Rússia, Brasil, México, Egito, Alemanha, Paquistão e Indonésia.

Situação no Brasil

A última edição da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em 2017 pelo Ministério da Saúde, revelou dados nada animadores :
** A obesidade atinge um em cada cinco brasileiros;
** Em 10 anos a população obesa passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016 no país ;
** O excesso de peso também cresceu 26,3% no mesmo período, ou seja, 53,8% dos entrevistados foram considerados com excesso de peso ;
** O número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8 %;

Atualmente, o Rio de Janeiro lidera o ranking das cidades com mais casos de diabetes e hipertensão;
Estima-se que 80% dos pacientes com diabetes tipo 2 sejam obesos.
Dr. Fabiano M. Serfaty
17 de janeiro de 2019


###############


FALA - Conselho Federal de Medicina (CFM)


                         OZONIOTERAPIA 


A edição do Diário Oficial de 10.07.2018 trouxe publicada a Resolução CFM nº 2.181/2018, que define a ozonioterapia como um procedimento que pode ser realizado apenas em caráter experimental. 

Isso implica que tratamentos médicos baseados nessa abordagem devem ser realizados apenas no escopo de estudos que observam critérios definidos pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). 

Entre as condições previstas pela norma está a concordância dos participantes com as condições em que a pesquisa será realizada, a garantia de sigilo e anonimato para os que se submeterem à prática, a oferta de suporte médico-hospitalar em caso de efeitos adversos e a não cobrança do tratamento 
em qualquer uma de suas etapas.


A entrada em vigor dessa Resolução reforça a proibição aos médicos de prescreverem procedimentos desse tipo fora dos padrões estabelecidos pelo CFM. 
O desrespeito à norma pode levar à abertura de 
sindicâncias e de processos éticos-profissionais 
contra os infratores.

###############


FALA - CRM -MG

ÉTICA MÉDICA


Elimar Jacob Salzer Rodrigues - Coordenadora do Comitê de Ética
da Associação Médica de JF.
Jornal do Conselho Regional de Medicina (CRM-MG)  # 63 2018


UM DOS PRINCÍPIOS BASILARES DA PROFISSÃO, 

ÉTICA MÉDICA,

VEM SENDO AMPLAMENTE DEBATIDA,

 PELO CRM-MG, COM MÉDICOS, 

ACADÊMICOS E RESIDENTES.

*************************************

"Quando discutimos ética, discutimos humanismo, 
relações pessoais. 

É importante que saibamos aliar o conhecimento científico
com a parte humana da medicina." 

Fábio Augusto de Castro Guerra. Presidente do CRM-MG.

Revisão do Código de Ética Médica.

Teve início em junho/2016. A Comissão recebeu 1.409 sugestões de

mudança no texto, tanto de profissionais registrados nos Conselhos 

Regionais, como de entidades organizadas da Sociedade Civil.

O novo Código de Ética Médica está em vigência neste ano de 2019.


Código de Ética Médica do Estudante de Medicina.

O ano de 2018 deverá ser marcado por essa  necessária implantação.

São cinco eixos temáticos:
1. a relação da entidade com a instituição;
2. relações interpessoais do estudante;
3. responsabilidade do estudante com seus estudos/formação;
4. relação do estudante com a sociedade;
5. relação multiprofissional.



Destaque:

A boa prática médica continua baseada na observação 

dos conceitos hipocráticos de beneficência, 


respeito à vida, à confidencialidade 


e à privacidade, acrescidos do respeito à 

autonomia do paciente, do seu direito de 

receber todas as  informações 


de participar mais ativamente do seu tratamento.




###############


Símbolos em lugar de Sentimentos

FALA -  Eduardo  Brigolini - Ortodontista.

Nestes nossos tempos atuais, as redes sociais fazem parte indiscutivelmente da vida de todo mundo.  Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter e tantas outras definições de aplicativos sociais são palavras que, há poucos anos, eram totalmente desconhecidas e que hoje tornaram-se partes importantes dos nossos dias, noites e até mesmo das nossas madrugadas insones. Não tem mais volta. Ficamos assim mais e mais absorvidos por estes serviços virtuais e cada vez mais temos certeza da verdade da frase: as redes sociais estão aproximando quem está longe e afastando quem está perto de nós.

Na comunicação que se faz nestes aplicativos, além da perda do contato interpessoal, podemos observar claramente uma involução da comunicação humana. Nunca sabemos ao certo o que aqueles símbolos, ditos emoticons, querem expressar verdadeiramente.  O que realmente significam estes símbolos de comunicação paralinguística? 

O ser humano passou milênios inventando palavras, escritas, jeitos, formas, expressões faciais  e corporais para se aproximar de um outro ser humano para, por exemplo, dizer 
EU TE AMO ou EU SINTO MUITO.
Hoje as pessoas usam nas redes o desenho de um coração ou de uma carinha chorando, que podem significar muita coisa, mas também podem, na maioria das ocasiões, não querer dizer nada. Muitas vezes clicamos nestes símbolos automaticamente. Sim, todos nós fazemos.
As manifestações das nossas emoções passaram a ser representadas por símbolos, os quais não conseguimos definir claramente o significado deles. Temos aí uma involução da linguagem. Uma versão muito pobre dos hieróglifos egípcios. 

Um estudo da Universidade de Haifa em Israel, demonstra que, no contato pessoal, o ser humano tende a ser mais afável que no contato virtual, podendo neste último apresentar-se como crítico, arrogante,  agressivo e menos tolerante. Exemplos não faltam.

Não se esqueça que antes não havia Facebook e Instagram, mas sim, cafés e bares, jardins, salas de visita, cadeiras na calçada onde nos encontrávamos pessoalmente com nossos parentes, amigos, vizinhos ou apenas conhecidos para se saborear novidades, consolar dores, discutir ideias  ou simplesmente para se estar junto do outro. E, se não havia condições para o encontro físico, existiam cartas, bilhetes, cartões e emails, onde conseguíamos nos comunicar num longo e expressivo texto 
no lindo idioma de Machado e Camões. 



###############


FALAConselho Federal de Medicina (CFM)
Jornal do CRM - MG -  2017


USO DO WHATSAPP (WA)
na profissão de saúde. 

Para normalizar o uso desse aplicativo o CFM
publicou a resolução Nº 14/2017 (abril/17).


       A ementa do parecer diz que é permitido o uso do WA entre médicos e seus pacientes bem como entre médicos,  em caráter privativo para tirar dúvidas, bem como em grupos fechados de especialistas do corpo clínico de uma instituição ou cátedra, com a ressalva de que todas as informações repassadas têm absoluto caráter confidencial e não podem extrapolar  os limites do próprio grupo, tampouco podem circular em grupos recreativos, mesmo que composto apenas por médicos.


PRINCIPAIS DESTAQUES
1. O uso de métodos e recursos tecnológicos é medida irreversível, encontra amparo no atual cenário das relações humanas e traz incontáveis benefícios ao exercício profissional na busca de melhor diagnóstico e do melhor prognóstico do paciente e de suas enfermidades.

2. A troca de informações entre pacientes e médicos, quando se tratar de pessoas já recebendo assistência é permitida para elucidar dúvidas, tratar de aspectos evolutivos e passar orientações ou intervenções de caráter emergencial. Se relevante, o médico deve orientar o paciente a comparecer ao consultório para fazer o registro no prontuário ou ficha médica.
3. Os contatos entre médicos e pacientes por meio do WA não substituem as consultas presenciais, que são essenciais para a complementação do diagnóstico  e evolução do quadro clínico.
4. O uso do aplicativo é possível para formação de grupos exclusivos de médicos, visando realizar discussões de casos clínicos que demandam a intervenção das diversas especialidades médicas.
5. Os médicos participantes dos grupos devem ter, obrigatoriamente, registro nos conselhos regionais de medicina.
6. As discussões jamais poderão fazer referência a casos clínicos identificáveis; exibir fotografias de pacientes, mesmo com autorização deles. (Base, artigo 75 do Código de Ética Médica).
7. Os participantes dos grupos são pessoalmente responsáveis pelas informações em suas discussões, as quais devem se ater da moral e da ética moral.

Palavra do relator - Emmanuel Forte Silveira Cavalcanti:

"Entre a consulta e o retorno, o paciente pode dirigir-se ao médico por meio do aplicativo para tirar dúvidas, falar sobre a evolução do caso ou mandar alguma imagem relativa ao que for necessário. Entretanto, a recomendação expressa é que jamais dispense a consulta e seus retornos presenciais."


NORMAS E RESOLUÇÕES DO CFM

Resolução CFM Nº 1.974/2011
(Manual de Publicidade Médica)

" É vedado ao médico na relação com a imprensa, na participação em eventos e no uso das redes sociais: consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação à distância."

CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA - ARTIGO 37

É vedado ao médico: "prescrever tratamentos e outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo nesse caso, fazê-lo imediatamente  após cessar o impedimento."


###############

FALA - Mahatma Gandhi.  
Quais são os fatores que destroem os seres humanos?
Ele respondeu:
 "A Política, sem princípios; 
o Prazer, sem compromisso; 
a Riqueza, sem trabalho; 
a Sabedoria, sem caráter; 
os Negócios, sem moral; 
a Ciência, sem humanidade; 
a Oração, sem caridade.
 A vida me ensinou que:
As pessoas são amigáveis, se eu sou amável;
As pessoas são tristes, se estou   triste;
Que todos me querem, se eu os quero;
Que todos são ruins, se eu os odeio;
Que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio;
Que há faces amargas, se eu sou amargo;
Que o mundo está feliz, se eu estou feliz;
Que pessoas ficam com raiva quando eu estou  com raiva;
Que as pessoas são gratas, se eu sou grato.

 
A vida é como um espelho: se você sorri para o espelho, ele sorri de volta.


A atitude que eu tome perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante a mim."


###############


ATENÇÃO!!!!
Criança ou adolescente desaparecido.
Faça comunicação imediata 

0800-2828-197



                        #############

Depressão


 Assista o vídeo abaixo, com uma animação muito interessante e ilustrativa acerca dos sintomas que podem ocorrer durante as 
fases da doença depressiva e 
as formas de controle da doença.


Abaixo, o link do vídeo:



Contribuição: Dr. Maurício Rufino - Advogado - Cataguases.
Obtido por ele da rede social




###############  


A ARTE DE NÃO ADOECER…

Se não quiser adoecer: Fale de seus sentimentos…
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos,
Acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna.
Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer.
Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados.
O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer: Tome decisão…
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia.
A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões.
A história humana é feita de decisões…
Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros.
As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer: Busque soluções…
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas.
Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo.
Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe.
Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer: Não viva de aparências…
Quem esconde a realidade, finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem,
Quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc.,
Está acumulando toneladas de peso…
Uma estátua de bronze, mas com pés de barro.
Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas.
São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer: Aceite-se…
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos.
Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável.
Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores.
Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer: Confie…
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona,
Não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras.
Sem confiança, não há relacionamento.
A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Colaboração do Dr. Antônio Rufino Neto - Cataguases


############### 



Fala Tribuna de Minas (11.10.2014)
Secretaria de Estado da Saúde e Veterinário José Geraldo de Castro Junior.
Sinopse: Elimar Jacob Salzer Rodrigues.



FEBRE MACULOSA

Alerta neste tempo de grande seca !!!!



v   É transmitida por uma bactéria presente no carrapato estrela que tem como reservatório o gambá, a capivara e outros roedores.

v   Animais domésticos - cão e cavalo - podem contrair a doença.

v  Os sintomas iniciais podem ser confundidos com  gripe: dor no corpo, mal-estar, febre, dor de cabeça, calafrios e manchas (máculas) no corpo.

v   Se não for tratada corretamente nos primeiros dias, pode levar à hemorragia e à morte.

IMPORTANTE:

v Controlar o carrapato nos animais domésticos. Aconselhe-se com o Médico Veterinário.

v   Evitar caminhar, sentar-se ou deitar-se na vegetação nesta época.

v   Examinar seu próprio corpo e os das crianças de três em três horas caso tenham frequentado áreas onde a possibilidade de carrapato exista.

v   Caso encontre carrapatos no corpo, retire-os com o auxílio de uma pinça, fazendo leves torções. 

 NÃO espremer o carrapato com as unhas.



                         

                                      ###############


Fala: Governo de Minas - Saúde - nov. 2014
Secretaria de Vigilância em Saúde / MS
Sinopse: Elimar Jacob Salzer Rodrigues



Dengue



CUIDADO !

O MOSQUITO DA DENGUE ESTÁ MAIS PERIGOSO E
PODE MATAR!

AGORA ELE TRANSMITE A FEBRE CHIKINGUNYA.

ELIMINE A ÁGUA PARADA E ACABE COM OS MOSQUITOS.

NÃO USE MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA.

SE SENTIR SINTOMAS (ver abaixo) BEBA MUITA ÁGUA E PROCURE AUXÍLIO MÉDICO.



ou ligue 155



DENGUE : Identificação e Condução

Identificação precoce  - É vital para a tomada de decisões e implementação das medidas terapêuticas corretas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a classificação do tipo da dengue é, na maioria das vezes, retrospectiva e nem sempre rápida.

Condução clínica - Protocolo de conduta baseado em critérios clínico-evolutivos e de condições associadas que podem ser indicativos de gravidade, com o objetivo de orientar o tratamento para cada situação.

Infecção pelo vírus da dengue - Inclui desde formas inaparentes até quadros graves e óbito. Entre os quadros graves associados destacam-se a hepatite, insuficiência hepática, alterações do sistema nervoso,miocardite, hemorragias graves e choque.

A primeira manifestação é a febre alta, súbita, com cefaleia (dor de cabeça intensa), dificuldade de fazer qualquer movimento (adinamia), dores musculares (mialgias), dores articulares (artralgias), dor no fundo dos olhos (retroorbitária), presença ou não de exantema (manifestações cutâneas) e/ou prurido. Anorexia, náuseas, vômito e diarreia podem ocorrer por 2 a 6 dias.  
Algumas pessoas infectadas podem evoluir para a formas graves da doença que são as manifestações hemorrágicas graves: epistaxe, petéquias, gengivorragias, metrorragias, melena, hematúria.
No exame aparecerão hemoconcentração, hipoalbunemia e ou derrames cavitários.
As formas graves sobrevêm geralmente em torno do terceiro dia de doença, acompanhadas ou não da redução da febre, tanto no adulto como na criança.

A plaquetopenia (redução do número de plaquetas) pode ser observadas em todas as manifestações clínicas de dengue.

Suspeita de Dengue - todo paciente que apresente febre aguda com duração de até sete dias acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: cefaleia, dor retroorbitária, mialgias (dores musculares), artralgias (dores nas articulações), prostração e exantema, associados ou não à presença de hemorragias. Além de ter estado nos últimos 15 dias em áreas que tenham a presença de Aedes aegypti.


Sinais de alarme da Dengue
(Agravamento perigoso, indicando extrema emergência)


1. Dor abdominal intensa e contínua
2. Vômitos persistentes
3. Hipotensão postural ou lipotímia (desmaio)
4. Hepatomegalia (aumento do tamanho do fígado) dolorosa
5. Hemorragia oral (hematêmese) ou pelas fezes (melena)
6. Sonolência e/ou irritabilidade
7. Redução da diurese e da temperatura corporal ou hipotermia
8. Queda abrupta do número de plaquetas (exame de sangue)
9. Aumento repentino do hematócrito (exame de sangue)
10. Desconforto respiratório.





Sinais de Choque
(Pode seguir-se de óbito, se não socorrido imediatamente)

1. Hipotensão arterial
2. Pressão arterial convergente (PA diferencial < 20 mmHg)
3. Extremidades frias, cianose (roxas)
4. Pulso rápido e fino
5. Enchimento capilar lento (> 2 segundos)



A prevenção passa necessariamente pela higiene de todos os locais que possam representar risco de hospedarem o mosquito Aedes aegypti, proporcionando o meio para a sua multiplicação.





###############





Fala: Dr. Drauzio Varella





REFLEXÕES DO ONCÓLOGO
Recomendações para pessoas de 50 anos ou mais.


DEFINIÇÕES
a. Terceira Idade:

Oficialmente começa aos 60 anos e estipula-se que termina
aos 80, mas não há consenso.

b. Quarta Idade ou Velhice:

Se inicia aos 80 anos e termina aos 90.

c. Longevidade:

Se inicia aos 90 e termina quando se morre.

VELHICE SAUDÁVEL

Ninguém está são depois dos 50. Só os jovens estão.
Os velhos têm sempre uma doença ou várias doenças que são próprias da idade.
Trata-se então de envelhecer com as doenças controladas e sem complicações.

GENÉTICA

Se queres saber quanto vais viver e como vais chegar a essa idade,  recorda os teus pais. A carga genética é fundamental para estabelecer um prognóstico de vida.

Quem teve câncer ou enfarte antes dos sessenta, vai  transmitir a seus filhos pelos genes e, por isso, estes terão maior probabilidade de desenvolver as mesmas enfermidades.

Logicamente o desenvolvimento de uma doença crônica requer a presença de vários fatores, sendo o genético apenas um deles.

NÃO HÁ PECADO GRATUITO

"Somos o que comemos" dizem os naturalistas, e não falta razão para isso.
Se além de ter uma carga genética desfavorável pões 3 ou 4 colherinhas de açúcar em cada café que tomas, saboreias todas as peles do frango assado e deleita-se com o torresmo de porco, estás convertendo tuas artérias em tubulações entupidas.

Não haver boa circulação, não haver boa oxigenação o que
equivalerá à morte celular ou, dito de outro modo, de
envelhecimento acelerado e prematuro.

Em consequência, se queres ter uma velhice saudável a
partir dos 50 anos, cuide da tua alimentação e deixe de
comer coisas químicas e de abusar das gorduras.

Um bom café da manhã, um bom almoço e um péssimo
jantar são a chave para equilibrar teu meio interno.

VIVA O TRAGO

Junto com a dieta está a bebida.

Abandona todas as bebidas gasosas.
Todos esses líquidos têm 
carbonato de sódio, açúcar e cafeína.

Em qualquer  idade estas substâncias prejudicam o 
pâncreas e o fígado até desgastá-los.

É melhor tomar água, limonada, sucos.
Até a cerveja é preferível, já que ela é  feita com água fervida, e tem componentes naturais.

Há bastante evidência clínica que demonstra que o consumo moderado de álcool depois dos 50 anos melhora a qualidade de vida.
O consumo moderado de álcool tem três efeitos definidos:

·      vasodilatador coronário,
·      diminui o colesterol,  
·      é um sedante moderado.

Em consequência, e de forma prática, é hora do almoço ou é noite quando chegas a tua casa e não tenha mais que dirigir, tome um gole.

Uma advertência: consumo moderado de bebida alcoólica equivale a um ou dois copos, porque se exageras todos os dias, o efeito é exatamente o contrário.


TÃO-POUCO SEJAS RADICAL!

Nada substitui a alegria e o prazer de compartilhar
momentos agradáveis com os que te querem bem; não há
gordura nem bebida que não possa metabolizar-se
numa boa tarde de relaxamento.

NADA FICARÁ IMPUNE

Isso é absolutamente certo porque tudo o que comas e
bebas deixará vestígios e, qual retrato de Dorian Grey, teu
corpo te mostrará na velhice.

PERDAS

A principal desgraça para um ancião é a solidão.
O habitual é que os casais não cheguem juntos à velhice;
sempre alguém vai primeiro, com o que se desequilibra
todo o statu quo que sustentava o casal.

Minha recomendação pessoal é que mantenham, 
enquanto forem lúcidos,  o controle da sua vida.


SUFICIENTE

Já não tenho mais tempo, pois o trabalho me chama e escrevi
isto em uma pequena pausa de 30 minutos.

Espero que seja útil.




###############


Fala: Governo Holandês

Holanda cobra diária de presos

O Governo holandês, decidiu adotar a mesma política da Dinamarca e Alemanha e impor aos seus presidiários o pagamento de 16 euros / dia por ficarem atrás das grades.
O projeto de lei deriva dos acordos pactuados pela atual coalizão no poder, formada por liberais de direita e social democratas, e busca duas coisas:
1. obrigar o criminoso a assumir o custo de seus atos e
2. poupar, concretamente, 65 milhões de euros (205 milhões de reais) em despesas judiciais e policiais.

Na Holanda existem 29 presídios, sendo que deste total 8 foram fechados por falta de presos.

O Governo holandês diz que o detento é parte integrante da sociedade e, se comete um delito, tem obrigação de contribuir com os gastos inerentes.
No Brasil é totalmente o contrário. Há escassez de presídios dignos, o detento raramente trabalha e sua família ainda recebe do Governo Federal uma ajuda de custo superior ao salário mínimo, ou seja R$ 982,00.  


Aqui o crime compensa!


###############

Fala - Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

ABP alerta para os perigos na legalização da Maconha no Colorado nos Estados Unidos
As informações que lemos pairam sobre as leis que regem a nova produção e as questões financeiras que envolvem a legalização da droga, mas a discussão sobre os malefícios do consumo regular da maconha ainda não contempla a verdade, os riscos para a saúde não estão sendo analisados.

Já existem pesquisas que comprovam que a maconha é um 
poderoso gatilho para ativar doenças mentais genéticas, que 
poderiam nunca se manifestar, como: esquizofrenia,
 depressão e bipolaridade. 

Além de sabermos que o consumo da droga tem relação 
direta com a diminuição do QI, mudanças de comportamento e até da coordenação motora, sobretudo sobre os mais jovens.

Por entender a sua responsabilidade com a medicina e com a saúde da sociedade é que a ABP continua se mantendo firme na sua posição contra a legalização das drogas.


###############

6 comentários:

  1. maravilhoso!!!!!!!!!Imagina o que ser humano pode fazer. E pensar que não conhecemos toda a capacidade desta máquina maravilhosa que é o nosso corpo. Parabéns ela postagem. Gegê.17/02.

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso!!!!!!!!!Imagina o que ser humano pode fazer. E pensar que não conhecemos toda a capacidade desta máquina maravilhosa que é o nosso corpo. Parabéns ela postagem. Gegê.17/02.

    ResponderExcluir
  3. E nao é so isso! Na verdade a populaçao confunde e acha que a maconha vendida por ai trata dor e tudo mais. Na verdade, a canbis usada para tratamento da dor nao contem as substancias alucinoginas, depressivas e cancerigenas similares aquelas que sao vendidas com fins recreativos. Existem ainda variaçoes que podem provocar outras sindromes psiquiatricas graves e algumas com potencial destruidor e viciante de dificil tratamento. Se alguem esta precisando deste tratamento é porque ja foram testadas outras alternativas, que sao muitas, sem sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Excelente o texto do Paulo do Carmo.
    Muita verve e muito sabor
    Ge e Emir

    ResponderExcluir
  5. Excelentes informações! Nestes tempos de grandes períodos de seca, é preciso estar muito atento mesmo à questão da febre maculosa, transmitida pelo carrapato estrela!

    ResponderExcluir
  6. José Carlos Teixeira19/01/2016, 11:53


    José Carlos Teixeira

    Ótimas informações, transmitem e propagam conhecimentos de forma didática.

    Parabéns

    ResponderExcluir

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.